terça-feira, 23 de junho de 2015

[TAG] Viciado em Séries

Mal acabei os exames de secundário e já tenho que voltar a dar trabalho aos dedos e teclar mais umas coisas (mas apre!, fosse o trabalho sempre assim e não tinha andando todo stressado nestes últimos dias de estudo). A minha caríssima amiga e colega de blogosfera Inês Moreira Santos, do Hoje vi(vi) um filme, nomeou-me para este desafio: responder a perguntas acerca das nossas séries favoritas. Por isso, e embora o meu blog se chame Milímetro a Milímetro e não Polegada a Polegada, aqui ficam as resposta.

Ah, e não vou nomear ninguém para este desafio, não porque quero quebrar a corrente mas porque todas poucas pessoas que conheço na blogosfera já participaram.

[SEGUEM-SE ALGUNS SPOILERS!!!!!!!]

1) Qual a tua série favorita?
Sem qualquer sombra de dúvida: Friends. Eu que não sou nada maluco por séries e muito raramente acompanho uma do início ao fim, papei todos os episódios de Friends desde a sexta à última temporada quando apanhei pela primeira vez o Chandler, a Monica, o Ross, a Phoebe, o Joey e a Rachel na RTP2 em, se não estou em erro, 2008. Depois os meus pais compraram as dez temporadas completas em DVD e toca a ver de uma assentada os episódios que tinha perdido (e, mesmo sabendo que aquela personagem ia dali por uns anos namorar com aqueloutra personagem, a experiência foi sempre entusiasmante). E os DVDs cá continuam em todo o seu esplendor na estante da sala. E ainda vemos uns quantos episódios de vez em quando. E os resultados são os mesmos: gargalhadas, gargalhadas, uma lágrimazita e depois mais gargalhadas. Porque todas as gags de todos os episódios são intemporais, as personagens são fantásticas e extremamente divertidas de maneiras muito diferentes e, no meio de todo este humor, há sempre a sensação de estarmos a acompanhar ao longo de 10 anos aqueles seis amigalhaços como se fossem nossos compinchas.


2) Qual a série que recomendarias a qualquer pessoa?
Basta lerem o que disse acima para perceberem que aconselho Friends a qualquer pessoa. Mas há outras boas séries que muito prezo e que recomendo de igual agrado. Seinfeld (para os que querem sarcasmo do bom); Sherlock (para os que conseguem esperar mais de um ano por novas temporadas constituídas por apenas três episódios, que tanto compensam a espera como nos deixam ainda mais sedentes e impacientes para vermos novas investigações do melhor detective do mundo); Dexter (para os que gostam de um bom psicopata a fazer-nos companhia - evitem apenas o último episódio...); e Louie (para quem gostar de um grande humor negro misturado com momentos íntimos de partir o coração).

3) Qual a série com o melhor elenco?
Hum... boa pergunta. Sherlock tem um grande elenco, desde os seus dois protagonistas (Benedict Cumberbatch e Martin Freeman) aos actores secundários que vão aparecendo e não lhes ficam atrás. Dentro do universo das minhas séries favoritas, é talvez aquela que tem o melhor casting. Mas de todas as coisas que já vi, independentemente de gostar ou não da série em questão, o elenco de Breaking Bad é qualquer coisa de sublime. Não sou, ao contrário de aparentemente todas as outras pessoas do mundo, fã da série (gosto, mas aquela primeira temporada é horrível e todas as personagens femininas são umas grandes c*bras, por isso não me tocou tanto como a outros tantos), no entanto tenho que admitir que no que toca a actores, poucos chegam, no pequeno ecrã, aos pés de Bryan Cranston, Aaron Paul, Dean Norris, Bob Odenkirk, ect...


4) Qual foi a última série que viste?
Last Man on Earth. Depois de ler a crítica do Nuno Markl no seu site fiquem com grande curiosidade em ver esta nova série. Gostei muito do primeiro episódio duplo (humor inteligente, um bom actor principal e uma fuga quase total aos clichés das histórias de extermínio da população e o(s) seu(s) último(s) sobrevivente(s)). Mas depois apareceu uma mulher e de repente Phil (a personagem principal) já não era propriamente o "último homem há face da terra". Mas pronto, o título da série é Last Man e não Last Human. E a entrada dessa nova protagonista feminina até criou mais linhas de humor bem eficazes. Só que depois apareceu um nova moça, mais bonita e mais loira, trazendo à tona uns quantos lugares comuns... e depois surgiu mais um homem, e o Phil parou de ser, oficialmente, o Last Man on Earth. A história começou a ser mais aborrecida, previsível e desinteressante e entretanto acabei por parar de acompanhar a série.

5) Já ficaste triste com o final de alguma série?
Sim: Dexter, Seinfeld e How I Met Your Mother. A primeira porque raios!, aquilo só pode ser o final mais preguiçoso e desleixado que uma série sobre um psicopata pode ter. A segunda porque terminou mais em forma de best-of das temporadas passadas do que em forma de concluir uma sit-com (embora terminar uma série como Seinfeld, onde nunca existiu uma narrativa propriamente dita, seja uma tarefa lixada). Já em relação a HIMYM, aquilo que começou como uma mero (mas engraçadinho) wanna-be Friends tornou-se numa salganhada de piadas parvas e estupidificação das personagens e concluiu-se com um dos piores e mais incompreensíveis finais dos últimos anos da TV.

6) Que personagem gostavas de ser?
Chandler Muriel Bing, o guru do sarcasmo e rei (no meio de muitos príncipes) de Friends.


7) Que série tens vontade de ver?
Better Call Saul, porque pega numa das minhas personagens favoritas de Breaking Bad; Sopranos, The Wire e Twin Peaks, que já estou farto de ver tidas como melhores séries de sempre mas que, qual pecador que sou qual quê, nunca vi; e regressar a True Detective, House of Cards e Orange is the New Black, que parei de ver muito no início.

8) Que série não tens vontade de ver?
Glee (ouvi alguns covers de lá saídos e eram péssimos, nem quero saber como é a série em si) e qualquer mariquice com vampiros e/ou lobisomens adolescentes.

9) Já viste alguma série só porque sim? Se sim, qual?
The Walking Dead. Comecei a ver de bom grado, como qualquer pessoa faria perante uma primeira temporada tão magistral, mas depois a coisa começou a descambar e a ficar chata como tudo. A meio da segunda série acho que já estava a vê-la só porque sim, mesmo sabendo que aquilo já não prestava para nada. E às vezes ainda perco tempo precioso a ver alguns episódios mais recentes para acompanhar a história que já não me interessa para nada. Mas os zombies continuam nojentos, num bom sentido.

10) Pensa em alguém. Diz quem é e que série gostam de ver juntos?
Qualquer amigo meu, a vermos os Friends e a darmos umas belas gargalhadas. Se bem que a série é tão engraçada que se vê bem sozinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário