quinta-feira, 5 de março de 2015

Leviatã

LEVIAFAN
de Andrey Zvyagintsev
com: Aleksey Serebryakov, Roman Madyanov,
Vladimir Vdovichenkov, Elena Lyadova, Sergey Pokhodaev
Nomeado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, vencedor do Globo de Ouro na mesma categoria e distinguido como Melhor Argumento na última edição do Festival de Cannes, Leviatã, uma das mais incríveis visões do abuso do poder, da corrupção política e das suas vítimas, estreia finalmente em Portugal.

Kolya vive com a sua mulher e o seu filho numa pequena localidade à beira do Mar de Barents, na Rússia. A sua vida pacata dá uma volta de 180º quando o presidente da Câmara Vadim Sergeyich usa os seus poderes políticos para se apoderar do terreno da sua casa. Com a ajuda do seu amigo e advogado Dmitriy, Kolya tentará de tudo para provar a índole corrupta do homem em quem cidade depositou toda a confiança e assim reaver a sua casa e terreno.

É com esta história (passada em terras russas mas que podia muito bem tomar lugar noutro país…) que o realizador Andrey Zvyagintsev vai tecendo a sua crítica, por vezes em tom satírico, da sociedade da Rússia e da sua política. Através de inúmeras simbologias, referências bíblicas e com um dedo afiado apontado à (in)justiça e à forma como os mais poderosos espezinham os mais fracos, cria-se um drama forte que explora também as vivências trágicas das personagens, provocadas, claro está, pela corrupção.

Leiam a crítica completa no Espalha-Factos

Sem comentários:

Enviar um comentário