quinta-feira, 12 de março de 2015

Citizenfour

CITIZENFOUR
de Laura Poitras
com: Edward Snowden, Laura Poitras e Glenn Greenwald
O documentário sensação do ano passado e vencedor, entre muitas outras distinções, do Oscar de Melhor Documentário estreia finalmente em Portugal. Citizenfour prima pela sua atualidade, pelo seu tema e por nos mostrar ainda o lado humano de alguém que quis desmascarar o lado desumano do governo dos EUA.

Citizenfour é o nome de código que Edward Snowden utilizou quando entrou em contacto com a realizadora Laura Poitras, na altura a trabalhar num documentário sobre a espionagem dos EUA após o 11 de setembro. Poitras viaja então com o jornalista Glenn Greenwald para Hong Kong para se encontrarem com Snowden. É aí que começará o processo de entrevistas que serão a base do documentário e de um dos maiores escândalos do século XXI.

O caso já toda a gente o conhece. Desde que a bolha rebentou em 2013 e os segredos da NSA (Agência de Segurança) vieram a público que todo o mundo ficou alertado (e revoltado) pelo o facto dos EUA vigiarem milhões de pessoas através dos seus dispositivos eletrónicos. Ciente disso, Citizenfour não se foca inteiramente nas informações reveladas por Snowden. Claro que estas são trazidas de volta à superfície, pois fazer um documentário sobre o ex-agente sem lhes fazer referência é como escrever uma biografia de John Lennon sem falar dos Beatles.

Leiam a crítica completa no Espalha-Factos

Sem comentários:

Enviar um comentário