sábado, 21 de fevereiro de 2015

Oscars 2015: as previsões


É já amanhã a 87.ª edição dos prémios da Academia. Ao contrário das últimas edições, este ano o vencedor da categoria de Melhor Filme não é tão previsível, já que Birdman e Boyhood parecem ter arrecadado cada um 50% dos galardões mais importantes da award season, o que acaba por também deixar algumas incertezas no que toca a quem levará a estatueta de Melhor Realizador para casa, se Alejandro González Iñárritu, se Richard Linklater.

Quanto às categorias dos actores, apenas no Melhor Actor podem surgir algumas dúvidas (tudo indica para a vitória de Eddie Redmayne, mas Michael Keaton ainda pode vir a molhar o bico...), enquanto que dos indicados a Melhor Argumento Original e Adaptado todos poderão vencer.

Aqui vão poder ler as previsões do Milímetro a Milímetro às categorias principais e alguns palpites aos nomeados para os prémios mais secundários. Uma coisa é certa: desde que O Jogo da Imitação saia humilhado da cerimónia e de mãos a abanar, já me dou por contente. Ah, e o Espalha-Factos já fez as suas previsões reunindo as apostas dos redactores de cinema, e podes ver os resultados aqui.

MELHOR FILME
Quem vai ganhar: Boyhood
Quem pode ganhar: Birdman
Quem merece ganhar: Birdman

Como disse, esta é a primeira vez em algum tempo que vemos a corrida ao Oscar mais desejado tão concorrida. A minha aposta vai para Boyhood. Birdman, por muito que mereça ganhar, é demasiado complexo e ambicioso para a Academia, que como todos sabem prefere premiar obras mais fofinhas e simples. Para mais, só o facto de ter sido filmado durante 12 anos há de convencer a maioria dos membros (quem ainda se lembra de no ano passado alguns terem votado no 12 Anos Escravo pelo seu valor histórico, mesmo não tendo visto o filme?). Mesmo assim, é seguro dizer que quem quer que ganhe irá ser sempre um bom vencedor (ambas as fitas irão ser recordadas durante muitos anos, ao contrário de muitas outras premiadas com o Oscar de Melhor Filme que o tempo já esqueceu).


MELHOR REALIZADOR
Quem vai ganharAlejandro González Iñárritu ou Richard Linklater
Quem pode ganhar: ninguém para além dos dois acima referidos
Quem merece ganhar: Alejandro González Iñárritu

Sinceramente não consigo adivinhar. Richard Linklater parecia vir a arrasar com toda a concorrência, mas depois aconteceu que Iñárritu venceu o Directors Guild Award e tudo mudou. Ao contrário do que disse acima, o único bom vencedor será mesmo o cineasta mexicano, pela forma incrível (e arriscada) como filmou o seu Birdman. Já Linklater, inovou (e bem) no seu conceito, mas se olharmos bem para Boyhood... é assim para o banal. E cheira-me que o vencedor irá depender de quem ganhar na categoria de Melhor Filme, já que, quando esta é muito renhida, acaba por se compensar o "2.º classificado" com a estatueta de Melhor Realizador.


MELHOR ACTOR
Quem vai ganharEddie Redmayne
Quem pode ganharMichael Keaton
Quem merece ganharMichael Keaton

Embora não seja 100% certo, tudo indica para a vitória de Redmayne. A Academia adora estas interpretações onde os actores perdem peso e esforçam-se mais no desempenho visual e mímico do que no psicológico. Não será um mau vencedor (há que premiar alguém que tanto trabalhou para se parecer tanto com Stephen Hawking), mas pela excelência da sua interpretação e pelo significado quase que pessoal que esta tem para si, o Oscar devia ir para Michael Keaton.


MELHOR ACTRIZ
Quem vai ganharJulianne Moore
Quem pode ganhar: este já está entregue
Quem merece ganharRosamund Pike e Julianne Moore

Aqui, tal como em todas as categorias de interpretação a partir daqui, já está mais que decidido. Julianne Moore ganhou tudo o que havia para ganhar e vai finalmente por na sua prateleira lá de casa uma estatueta dourada. A sua performance em O Meu Nome é Alice foi excelente e sem dúvida merece o prémio. Mas gostava que houvesse um empate. Rosamund Pike teve uma das interpretações mais incríveis do ano passado e, visto que é graças a ela que Em Parte Incerta está presente na lista nomeados, seria bom dar reconhecimento a um filme completamente desprezado pela Academia.


MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO
Quem vai ganharJ.K. Simmons
Quem pode ganhar: já devem ter mandado o Oscar ao Simmons pelo correio, de tão certo que é
Quem merece ganharJ.K. Simmons

Não me vou alargar muito. J.K. Simmons teve uma magnífica interpretação em Whiplash e os outros nomeado nesta categoria nem podem ser considerados concorrência. Não há Oscar mais previsível que este.


MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA
Quem vai ganharPatricia Arquette
Quem pode ganharMeryl Streep
Quem merece ganharPatricia Arquette

Mais um praticamente certo. Embora não tenha sido uma performance inesquecível, Patricia Arquette em Boyhood conseguiu destacar-se mais que a maioria das outras (Emma Stone quase que a supera, mas faltou-lhe talvez uma bocadinho de mais tempo no ecrã) e, olhando para a award season, vemos que a mãe de Boyhood não tem dado hipóteses à concorrência. Mas tendo em conta que isto se trata da Academia, Meryl Streep até pode ter uma chance (se foi nomeada por um papel tão ignorado pela crítica e por todas as outras associações de prémios, nada garante que não vença agora...).


MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL
Quem vai ganhar: Birdman
Quem pode ganhar: Grand Budapest Hotel
Quem merece ganhar: Birdman

Por muito importante que seja o Writers Guild Award, que premiou na edição deste o argumento de Grand Budapest Hotel, esta categoria deve ser vencida por Birdman. Se não ganhar Melhor Filme, é mais um prémio que servirá de compensação, mas mesmo que leve para casa a estatueta mais desejada deve juntar a isso o Oscar de Melhor Argumento, pois a Academia já tem vindo a provar ao longo dos anos que não gosta lá muito de Wes Anderson.


MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO
Quem vai ganhar: A Teoria de Tudo
Quem pode ganhar: Whiplash ou O Jogo da Imitação
Quem merece ganhar: Whiplash

Mais uma vez, esta vai ser uma categoria muito renhida. A Teoria de Tudo parece-me que irá sair vencedora, mas apenas com pequena vantagem sobre Whiplash e O Jogo da Imitação. O argumento de Damien Chazelle (que está na categoria errada, mas enfim) é de longe o melhor (até porque o de Em Parte Incerta não foi nomeado) e merece mais que todos os outros ser o galardoado, mas nos WGA quem saiu vencedor foi mesmo O Jogo da Imitação, por isso até ao momento em que se abrir um envelope dourado, é impossível determinar o vencedor.


RESTANTES CATEGORIAS
Filme Estrangeiro: Ida
Filme de Animação: Como Treinares o Teu Dragão 2
Fotografia: Birdman
Guarda-Roupa: Maléfica
Montagem: Boyhood
Caracterização: Foxcatcher
Banda Sonora: A Teoria de Tudo
Canção: “Glory” (Selma)
Direcção Artística: Grand Budapest Hotel
Montagem de Som: Interstellar
Mistura de Som: Whiplash
Efeitos Visuais: Interstellar
Documentário:  Citizenfour
Curta-Metragem: The Phone Call
Curta-Metragem Documental: Joanna
Curta-Metragem de Animação: Festim

Sem comentários:

Enviar um comentário