quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Um Verão na Provença

AVIS DE MISTRAL
de Rose Bosch
com: Jean Reno, Chloé Jouannet, Hugo
Dessioux, Lukas Pelissier, Anna Galiena,
Aure Atika e Tom Leeb
É do Sul de França que nos chega um cartão postal da região em forma de comédia. Um Verão na Provença é um filme simples mas eficaz, prometendo entreter os menos exigentes. Estreia hoje em Portugal.

Ao contrário de algumas comédias deste tipo, feitas mais para dar a conhecer uma região do que propriamente para oferecer ao público uma história engraçada, Um Verão na Provença é um filme muito interessante tanto a nível narrativo como estético, repleto de boas gags e, claro está, um punhado de bonitas paisagens do Sul de França. Não se pense, no entanto, que a fita é hilariante ou original porque, que fique bem claro, não o é.

O filme cumpre a sua promessa de entreter e fazer rir através de uma fórmula pré-fabricada de onde nascem as muitas obras do género. Não há piadas novas, não há uma narrativa nunca antes vista nem uma realização do outro mundo (esta não passa do convencional). Mas em vez de sucumbir totalmente às regras estabelecidas pelos standards da comédia banal e inofensiva, a realizadora/argumentista Rose Bosch consegue ir-se esquivando de uns quantos lugares comuns e fazer a sua história um pouco mais agradável do que se esperaria.

Leiam a crítica completa no Espalha-Factos

Sem comentários:

Enviar um comentário