quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Sniper Americano

AMERICAN SNIPER
de Clint Eastwood
com: Bradley Cooper, Sienna Miller, Max Charles,
Luke Grimes, Jake McDorman
Uma semana depois de ter ganho o estatuto de grande surpresa entre os nomeados dos Oscars, Sniper Americano estreia finalmente em Portugal com a curiosidade e as expetativas em seu torno redobradas.

O filme retrata a vida de Chris Kyle, soldado da Marinha dos EUA que estabeleceu o recorde de baixas na história militar americana, tanto dentro como fora do campo de combate, seguindo as suas missões no Iraque mas também os dramas familiares com que se depara quando regressa a casa.

É impossível ver Sniper Americano sem ter em mente os 6 Oscars para os quais está nomeado. Foi claramente a melhor publicidade que o filme podia ter conseguido, quando à partida iria ser apenas “mais um filme de Clint Eastwood” e afinal está a bater recordes de bilheteira nos EUA. São muitas as perguntas que se fazem ao longo da fita: “merece mesmo estar entre os Melhores Filmes do ano?“; “Bradley Cooper é digno de mais uma nomeação quando tantos outros bons atores ficaram de fora?“; etc.

A verdade é que Sniper Americano é uma obra bastante completa. Mantendo-se neutra a um nível político (não se percebem as críticas que afirmam ser uma manobra de propaganda), demonstra cruelmente as atrocidades da guerra do Iraque de uma forma mais explícita do que se estaria à espera, sem dizer se esta é a forma correta ou errada de combater o terrorismo. A guerra do filme é-nos mostrada através de cenas de alto nível, que junta à muita ação que se deseja neste tipo de longas um tom de realismo raramente presente no género.

A crítica integral encontra-se no Espalha-Factos

1 comentário:

  1. "Sniper Americano" é um filme bastante interessante e apesar de ser algo monótono não se torna aborrecido, o que é bom. O tom de monotonia dá-lhe mais suspense, drama e algum realismo.
    Análise integral em: http://osfilmesdefredericodaniel.blogspot.pt/2015/02/sniper-americano.html
    4*

    ResponderEliminar