quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

A Noite Cairá

NIGHT WILL FALL
de André Singer
com: Helena Bonham Carter (narração)
Após a sua estreia comercial no Cinema Ideal (juntamente com outros dois documentários sobre o Holocausto), A Noite Cairá foi transmitido na RTP na passada terça-feira em celebração do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

Assinado por Andre Singer, o documentário funciona como um making of de German Concentration Camps Factual Survey, o filme perdido de Sidney Bernstein e Alfred Hitchcock que, por razões políticas, não viu a luz do dia até ao ano passado. A Noite Cairá recolhe alguns dos excertos de German Concentration… e entrevista alguns dos sobreviventes filmados pelos Aliados aquando da libertação dos campos de concentração.

O argumento narrado por Helena Bonham Carter vai explicando como se procedeu a montagem, a recolha de material e os fatores políticos que condicionaram a realização do projeto de Bernstein, paralelamente à ilustração dos horrores do Holocausto, mantendo sempre pontos de ligação entre ambas as componentes da fita. A Noite Cairá até pode ser muito convencional, sendo estruturado como qualquer documentário que passa na televisão, mas o seu conteúdo supera qualquer erro ou detalhe menos conseguido.

A crítica completa a este making of de um pesadelo encontra-se no Espalha-Factos

Sem comentários:

Enviar um comentário