segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Um ano depois...


Foi há precisamente um ano que me iniciei na escrita de críticas neste pequeno espaço da blogosfera. Desde esse dia, o meu blog mudou de nome (originalmente chamava-se E Tudo o Cinema Levou, que cerca de um mês após a sua criação começou a soar muito mal), visual e a qualidade dos artigos subiu notoriamente. Basta olharem para o meu primeiro artigo aqui publicado, a análise a Last Vegas - Despedida de Arromba, e para os meus últimos textos para comprovarem o que digo.

Já se escreveram por aqui 104 críticas nos últimos 365 dias (e só não foram 105 porque Lucy me deixou tão confuso que não me atrevi a pronunciar-me sobre ele). Umas mais curtas e outras mais longas. Umas melhores e outras piores. Umas que me deram um enorme prazer a escrever e outras que me custaram bastante a fazê-lo. Também já se publicaram algumas notícias, listas e a recente rubrica Estreia da Semana faz agora parte da agenda do blog de 7 em 7 dias. Tudo somado, são 135 os posts que podem ler no Milímetro a Milímetro.

Nunca imaginei que no espaço de um ano conseguisse chegar onde cheguei. Nos finais de Fevereiro ingressei na secção de Cinema do Espalha-Factos, onde entrei em contacto pela primeira vez com outros bloggers cinéfilos, infinitamente melhores que eu e que me foram dando sugestões de vez em quando para que conseguisse melhorar a minha escrita. O EF foi sem dúvida a minha rampa de lançamento. Fui conhecendo mais e mais bloggers nos meses seguintes, alguns deles monstros da blogosfera portuguesa, entrei no painel de jurados dos Cinema Bloggers Awards e estive a cobrir com acreditação de imprensa (algo que nunca pensei vir a ter na vida) três festivais: MUVI Lisboa'14, MOTELx 2014 e a 15.ª Festa do Cinema Francês, aqui nas Caldas da Rainha. E entrevistei o Noiserv, ora bolas!

Também o Milímetro a Milímetro foi crescendo ao longo do ano. Esta pequena gota de água no oceano que é a Internet lá se vai orgulhando das suas humildes 6 mil visualizações e dos seus 140 likes no Facebook. A consagração do blog, a cereja no topo do bolo ou o que quer que lhe queiram chamar (até porque ainda não tenho palavras para o descrever) veio no mês passado, aquando da nomeação para Novo Melhor Blogue do Ano nos sagrados TCN Blog Awards, uma categoria por onde já passaram sites que actualmente são referências da blogosfera. Também a cobertura do MUVI, escrita para o Espalha-Factos, foi nomeada para um TCN Blog Award, desta feita na categoria de Melhor Reportagem. Já votaram?


Não vou deixar aqui agradecimentos individuais, até porque não estaria a respeitar a privacidade de alguns. De qualquer maneira, eles sabem quem são. São aqueles que seguem o blog desde o início, que me vão dando elogios mas também reprimendas, que por vezes dizem "Tu deste mesmo X estrelas ao filme Y?" e que sei que hão de continuar sempre a visitar e a ler o Milímetro a Milímetro. A todos, um grande e sincero obrigado!

O meu objectivo agora é melhorar a minha escrita, fazer mais críticas, avançar com Os Meus Milímetros Favoritos (que por falta de tempo e inspiração se tornou uma rubrica demasiado parada) e sabe-se lá mais o quê. Espero para o ano voltar a poder dizer que alcancei o impensável e ter mais uns "recortes" para expor orgulhosamente no post do segundo aniversário. Já me dou por satisfeito se a Marilyn Monroe continuar a soprar as velas do Milímetro a Milímetro.

2 comentários:

  1. Muitos parabéns, Sebastião e ao teu Milímetro a Milímetro! :D Realmente o tempo passa a correr e, daqui a nada, faz um aninho que te conheço e acompanho o teu trabalho.

    Continua assim, sempre a crescer e sempre com essa grande maturidade que tens.

    Cumprimentos cinéfilos e nunca pares de escrever.

    ResponderEliminar