domingo, 9 de novembro de 2014

Hope

HOPE
de Boris Lojkine
com: Endurance Newton e Justin Wang
A segunda noite da Festa do Cinema Francês nas Caldas da Rainha teve em exibição um filme forte de arrepiar a espinha: Hope.

A história gira em torno do camaronês Léonard (Justin Wang) e da senegalesa Hope (Endurance Newton), que tentam em conjunto atravessar o deserto e o mar Mediterrâneo para chegarem a Espanha e começarem uma nova vida. Esta jornada vai ser contada cruelmente pelas câmaras de Boris Lojkine, que, mesmo sem mostrar explicitamente as cenas mais fortes do seu filme, não irá parar de chocar o público com as várias vivências dos dois protagonistas de Hope.

Ninguém poderá ficar indiferente às imagens desta longa-metragem, filmadas quase sempre em ambientes escuros e claustrofóbicos, e as brilhantes performances de Wang e Newton (que partilham ainda entre si uma doce química) contribuem para que caia sobre o filme um véu de realismo que faz com que cada minuto seja vivido mais de perto pelas audiências. Aliás, Hope deveria ser uma fita obrigatória para os europeus que veem estas duras migrações dos africanos do outro lado do Mediterrâneo e que nem imaginam as verdadeiras atrocidades por que eles passam.

Podem ler a crítica completa no Espalha-Factos

Sem comentários:

Enviar um comentário