terça-feira, 9 de setembro de 2014

Os filmes a não perder no MOTELx 2014

Vem aí a 8.ª edição do MOTELx, o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. Ao fim de oito anos o evento já é uma espécie de ritual para os fãs do género e este ano as suas agendas estarão preenchidas de 10 a 14 de Setembro. O programa de 2014 continua tão ambicioso como os dos outros anos, não faltando estreias, retrospectivas e muitas actividades interessantes a decorrer não só no quartel general do festival, o Cinema São Jorge, mas também no Palácio Foz e agora no Teatro Tivoli BBVA, que festeja os seus 100 anos de mãos dadas com o MOTELx.

O Milímetro a Milímetro, que também lá estará presente, já viu o programa (que podes também ficar a conhecer aqui) e faz-te algumas sugestões de filmes que não vais querer perder.

DOC OF THE DEAD
Dia 10, 14h30m, na Sala 3
Um documentário que promete ser muito interessante. Examina em detalhe a evolução do género zombie no cinema e literatura, assim como o seu impacto e influência na cultura pop, criando um olhar abrangente, dinâmico e divertido sob um fenómeno cultural de proporções globais. Doc of the Dead conta com entrevistas a ícones zombie, desde George A. Romero a Bruce Campbell. Já passou por alguns festivais de grande prestígio, como o canadiano Hot Docs, e a próxima paragem é o MOTELx.


THE RAID 2
Dia 10, 16h00m, Sala Manoel de Oliveira e Dia 14, 00h15m, Sala Manoel de Oliveira
A sequela de um dos maiores sucessos do MOTELx 2012, The Raid 2 promete trazer muito público ao Cinema São Jorge. Desta vez, Rama vê-se forçado a reinventar-se como polícia à paisana de modo a proteger a sua família, sendo-lhe dada a missão de trabalhar para o líder da máfia local. Tal como o primeiro capítulo desta saga, o realizador Gareth Evans promete uma nova mistura de elaboradas coreografias de artes marciais e violência extrema.


DER SAMURAI
Dia 10, 19h00m, Sala Manoel de Oliveira e Dia 11, 21h45m, Sala 3
Depois de ter passado pelo Festival de Berlim, a primeira longa-metragem de Till Kleinart mistura lobisomens com samurais. Der Samurai é o seu nome e acompanha Jakob, o jovem polícia local, que persegue um lobo misterioso que atormenta a pequena aldeia alemã onde habita. Mas o que encontra não é um animal, mas sim um  um homem, de olhos selvagens, corpo esguio, de vestido e, nas mãos, uma espada de samurai.


HONEYMOON
Dia 10, 19h30m, Sala 3
Inspirado pelas obras de Roman Polanski, Leigh Janiak, mais um estreante na realização de longas-metragem, explora o terror no feminino com Honeymoon. Os recém-casados Paul e Bea viajam até um lago remoto, para aí passarem a sua lua-de-mel. Uma noite, pouco depois de chegarem, Paul encontra Bea a vaguear desorientada no meio da floresta, dando então início a suspeitas de que algo de errado se passa com a sua mulher.


LIFE AFTER BETH
Dia 10, 21h30m, Sala Manoel de Oliveira e Dia 11, 00h30m, Teatro Tivoli BBVA
Uma comédia negra sobre zombies, estreada no Festival de Sundance e com um elenco onde entram nomes como Aubrey Plaza, Dane Dehaan e John C. Reilly? Parece o filme ideal para passar na sessão de abertura do MOTELx 2014! Conta a história de Beth, uma jovem que morre e deixa a família e amigos de luto. De repente, ela volta ao mundo dos vivos... mas já não é a mesma pessoa.


THE BABADOOK
Dia 10, 00h15m, Sala 3 e Dia 11, 14h30m, Sala 3
Quem for ver The Babadook tem, à partida, muitos sustos garantidos. Tal como Life After Beth, o filme estreou no Festival de Sundance, mas aqui não há espaço para comédia. Em vez disso, a história de Amelia e do seu filho Samuel, que diz ser perseguido por uma criatura a que chama Babadook, é passada num ambiente escuro e sinistro. Realizado por Jennifer Kent, que já trabalhou com o controverso Lars von Trier.


IT FOLLOWS
Dia 11, 14h30m, Sala Manoel de Oliveira e Dia 14, 17h00m, Sala 3
Descrito como “terror adolescente como nunca visto”, depois da sua estreia no Festival de Cannes, It Follows é um dos mais esperados filmes da 8.ª edição do MOTELx. Após um inocente encontro sexual, a adolescente Jay sente-se perseguida por estranhas visões e a sensação de estar a ser vigiada, e vai ter que arranjar, com auxílio dos seus amigos, uma forma de escapar aos horrores que os atormentam.


LAST SUMMER
Dia 11, 19h00m, Sala Manoel de Oliveira
Chegado da Tailândia, país que tem no últimos anos explorado mais seriamente o género do terror, esta obra mostra cada personagem em segmentos diferentes do filme, depois de uma festa numa casa de praia se ter tornando numa tragédia com a morte de uma rapariga. Os sobreviventes terão então que lutar contra fantasmas e contra a sua própria culpa.


SOCIETY
Dia 11, 21h30m, Sala Manoel de Oliveira
Foi há já 25 anos que o filme icónico de Brian Yuzna causou sensação. Agora chegou a altura de revermos uma sátira negra e sangrenta no MOTELx que critica a sociedade do final dos anos 80, mas que continua tão actual.


THE GUEST
Dia 11, 00h00m, Sala Manoel de Oliveira e Dia 12, 16h45m, Sala 3
A dupla composta pelo realizador Adam Wingard e o argumentista Simon Barret regressa ao MOTELx depois de no ano passado ter apresentado You're Next. The Guest é o seu novo filme e acompanha David, um soldado de regresso à sua terra onde fica em casa dos pais de um colega morto no campo de batalha. Mas quando várias pessoas morrem misteriosamente na cidade, Anna, a filha adolescente, começa a suspeitar que David é o responsável pelos terríveis crimes.


AMONG THE LIVING
Dia 12, 19h00m, Sala Manoel de Oliveira e Dia 13, 15h00m, Sala 3
O terceiro e último capítulo da trilogia francesa da dupla Julien Maury e Alexandre Bustillo (depois de Inside e Livid, ambos passados no MOTELx em anos anteriores). Victor, Dan e Tom são três jovens amigos que decidem faltar ao último dia de aulas para irem passear num parque de diversões abandonado. No local são confrontados com uma visão horrífica: uma mulher acorrentada é arrastada por um homem mascarado de palhaço.


OPEN WINDOWS
Dia 12, 21h30m, Sala Manoel de Oliveira e Dia 13, 19h15m, Sala 3
Janela Indiscreta, versão séc. XXI. Assim se pode descrever Open Windows que acompanha Nick, a quem é dada a oportunidade de vigiar Jill Goddard, a actriz mais famosa do momento, pelo computador. Mas mal começa a a espiá-la, Nick depara-se com uma terrível verdade.


OVER YOUR DEAD BODY
Dia 13, 19h00m, Sala Manoel de Oliveira
Dias depois da sua estreia no Festival de Toronto, a nova longa-metragem de Takashi Miike chega ao MOTELx. Over Your Dead Body, que não segue a tendência dos últimos trabalhos do realizador e aproxima-se do tipo "filme de autor", acompanha uma companhia de teatro que encena uma peça sobre homicídio, traição e vingança, mas o que não sabem é que os acontecimentos retratados em palco começam a acontecer na realidade.


ALLELUIA
Dia 14, 19h15m, Sala Manoel de Oliveira
Michel é um mulherengo incorrigível e um gigolô profissional e Gloria não é apenas mais uma conquista, porque esta perde a razão por amor a ele. Mas quando descobre a verdadeira profissão de Michel, prefere tornar-se sua cúmplice do que arriscar perdê-lo. Depois de passar no Festival de Cannes, Alleluia aterra no MOTELx e dá continuidade à saga iniciada com Calvaire, de 2004


STAGE FRIGHT
Dia 14, 21h45m, Sala Manoel de Oliveira
A sessão de encerramento do MOTELx 2014 está a cargo de Stage Fright, um musical de terror. Segue o caminho de Camilla, uma aspirante a actriz da Broadway como a sua mãe, que consegue o papel principal no musical de Verão do parque. Mas assim que começam os ensaios começa também a jorrar sangue pelas mãos de um assassino mascarado.


MAS HÁ MUITO MAIS...
Para além de todos estes filmes, há muitas mais actividades a decorrer durante o MOTELx 2014. Workshops e masterclasses vão decorrer durante toda a semana na Sala Montepio do Cinema São Jorge, alguns deles com entrada livre. Destacam-se as masterclasses de Dan Frye e Brian Yuzna, no Domingo dia 14 às 16h e 19h, respectivamente.

No Palácio Foz, nos dias 11, 12 e 13, o público poderá ver ou rever os clássicos Branca de Neve e os Sete Anões, Pinóquio e Fantasia, que irão passar durante a manhã na secção Lobo Mau, dedicada ao público juvenil.

Também há espaço para clássicos portugueses. O Cerro dos Enforcados e Os Canibais são os dois filmes de terror portugueses escolhidos para compor Quarto Perdido, uma das secções de culto dos fãs do festival. Outros trabalhos nacionais mais recentes estarão presentes no início de cada sessão, na competição de curtas-metragens do MOTELx.


Não faltam portanto motivos para vir ao Cinema São Jorge, Palácio Foz e Teatro Tivoli BBVA entre 10 e 14 de setembro. O MOTELx 2014 começa já amanhã! Podem ver o horário completo aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário