quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Alentejo, Alentejo

ALENTEJO, ALENTEJO
de Sérgio Tréfaut
O vencedor do prémio para Melhor Filme Português no IndieLisboa 2014 é finalmente distribuído no circuito comercial nacional. Alentejo, Alentejo é uma fascinante viagem à região portuguesa a sul do Tejo que vai apaixonar qualquer um pelo Cante Alentejano.

Passando por tabernas, escolas e casas de alguns habitantes, Alentejo, Alentejo conta com um punhado de grandes entrevistas e histórias, bem como alguns episódios bastante interessantes que capta com as suas câmaras. O primeiro destes episódios é-nos mostrado logo nos minutos iniciais, quando um dos grupos de cantores do Alentejo ruma até Lisboa para o Grande Piquenique no Terreiro do Paço.

As melhores cenas, mesmo assim, são aquelas onde Tréfaut filma as atuações de alguns cantores sobre um fundo negro. É verdade que é a parte menos documental da sua obra, pois são encenadas, mas são absolutamente deliciosas por várias razões. Uma delas é a preparação delas mesmas, onde vemos os intérpretes a vestirem as suas vestes tipicamente alentejanas transformando uma simples camisa branca num verdadeiro traje regional.

9/10

Sem comentários:

Enviar um comentário