quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Ilo Ilo

爸妈不在家
de Anthony Chen
com: Chen Tianwen, Yeo Yann Yann, Angeli Bayani
e Koh Jia Ler
É um dos retratos mais fiéis de uma família da classe média num período de crise financeira. Ilo Ilo chega-nos da Singapura e com ele traz um história simples mas cheia de drama, sentimento e uma pitada de comédia.

Estamos perante uma obra que sabe como desenvolver uma história à partida não muito interessante e torná-la num filme descontraído, que avança suavemente durante pouco mais de hora e meia recorrendo ao auxílio de excelentes interpretações por parte do seu elenco e dum argumento simples mas eficaz. Tudo isto, claro, sem deixar mostrar uma Singapura mergulhada numas crise financeira e as consequências que isso traz às famílias da classe média.

Então mas é só drama que temos aqui? Ilo Ilo foi feito para deprimir uma pessoa? Longe disso. Por muito triste que seja a história, Anthony Chen foi inteligente na construção do seu filme. O seu argumento tem uma boa dose de comédia leve, que vai atenuando por vezes os momentos mais dramáticos e dão um novo fôlego à fita. A fotografia fantástica que dá saliência às cores mais claras e luminosas dão-lhe uma certa “frescura” e tornam também Ilo Ilo incrivelmente agradável aos olhos. E a realização de Chen, aliada a estes bons valores de produção, acaba por criar imagens belíssimas, através de uma boa escolha de planos e espaços cénicos.

9/10

Sem comentários:

Enviar um comentário