quarta-feira, 25 de junho de 2014

O Homem Duplicado

ENEMY
de Denis Villeneuve
com: Jake Gyllenhaal, Mélanie Laurent e Sarah Gadon
Chegou na passada quinta-feira a Portugal a terceira adaptação de uma obra de José Saramago ao grande ecrã. Mas O Homem Duplicado não falhou como as anteriores tentativas de trazer os trabalhos do Nobel da literatura para o cinema e, embora não seja totalmente fiel ao livro, é a primeira incursão de Saramago na 7.ª arte que deu um bom filme.

Embora o enredo se mantenha fiel ao livro, o realizador Denis Villeneuve e o argumentista Javier Gullón tomaram nitidamente muitas liberdades. Muita da essência da obra de Saramago reside na narração, num certo sarcasmo da sua linguagem que rapidamente se transforma numa escrita verdadeiramente sufocante. Impossível seria adaptar isso para o grande ecrã, e os criadores de O Homem Duplicado sabem disso e não tentam desesperadamente fazer um adaptação fiel.

Mesmo para quem não leu o livro há muito para se gostar por aqui. Jake Gyllenhaal tem uma prestação excelente, onde desempenha eficazmente duas personagens iguais no exterior mas totalmente diferentes nas suas personalidades. No entanto, Villeneuve fez com que o seu filme se tornasse desinteressante em algumas alturas ao tentar desesperadamente dar um atmosfera de thriller em momentos que não precisavam.

7/10

Ler crítica completa no site Espalha Factos

Sem comentários:

Enviar um comentário