quinta-feira, 12 de junho de 2014

A Mamã, os Rapazes e Eu!

LES GARÇONS ET GUILLAUME,
À TABLE!

de Guillaume Gallienne
com: Guillaume Gallienne, André Marcon,
Françoise Fabian e Nanou Garcia
O filme funciona como autobiografia de Guillaume Guillienne, retratando o seu relacionamento com a mãe, que o convenceu de que ele é uma rapariga dentro dum corpo masculino, e de como decorreu a sua vida mediante esta ideia.

A Mamã, os Rapazes e Eu! não se afasta muito dos paradigmas das comédias francesas dos últimos anos, o que, visto tratar-se de um filme autobiográfico, não é lá muito bom. Encontramos aqui várias piadas recicladas e empregues novamente num contexto diferente, ditas por personagens ocas e bidimensionais que não são muito mais que adornos na narrativa, como os cameos de Diane Kruger e Götz Otto.

No entanto, à medida que o filme avança, vai-se libertando aos poucos dos seus clichés e a história principal vai ganhando contornos cada vez mais interessantes. Dá-se mais atenção à identidade de género e às formas como Guillaume, um rapaz que se pensa homossexual devido às pressões da sua mãe, se tenta integrar na sociedade e moldar a sua personalidade, tudo isto tratado com um humor leve que, por fim, funciona.

6/10


Sem comentários:

Enviar um comentário