quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Nomeações para os Óscares

Foram hoje anunciados os nomeados para os Óscares 2014.

Antes de começar as principais observações queria dar os parabéns ao português Daniel Sousa, que realizou Feral, candidato ao Óscar para Melhor Curta-Metragem de Animação.

Agora os destaques. Sem surpresas, 12 Anos Escravo e Golpada Americana, (os filmes que ganharam o Globo de Ouro para Melhor Filme) são os filmes mais nomeados nas principais categorias, seguindo-se de outros como O Lobo de Wall Street, O Clube de Dallas ou Nebraska. David O'Russell conseguiu, com Golpada Americana, pelo segundo ano consecutivo (no ano passado foi Guia Para um Final Feliz) fazer o único filme que tem possibilidades de ganhar os Big Five (Melhor Filme, Realizador, Actor, Actriz e Argumento), embora o mais provável é não ganhar nenhum dos cinco.

Golpada Americana e Gravidade foram os filmes que alcançaram o maior número de nomeações (10) seguindo-se 12 Anos Escravo (9). Capitão PhillipsO Clube de Dallas e Nebraska (que teima em não estrear em Portugal) contam com 6 nomeações cada e Uma História de Amor e O Lobo de Wall Street somaram um total de 5. Filomena é o nomeado para Melhor Filme que conta com o menor número de nomeações (4).

Os principais filmes a ficarem de fora das principais categorias foram A Propósito de Llewyn Davis e Quando Tudo Está Perdido. O filme dos irmãos Coen foi a principal desilusão e conta apenas com duas nomeações a níveis técnicos, enquanto que o 'one-man-film' de Robert Redford contou com apenas uma nomeação (Melhor Som). A Vida de Adèle e O Passado, dois dos principais vencedores em Cannes 2014, não somaram qualquer nomeação.

De fora ficaram também Tom Hanks, um dos favoritos ao Óscar de Melhor Actor por Capitão Phillips, Emma Thompson, pela sua performance em Ao Encontro de Mr. Banks e OprahWinfrey, em O Mordomo. De fora ficou também Rodrigo Leão, que fez a banda sonora de O Mordomo. O maestro português era apontado pela crítica como um dos favoritos às nomeações.

Entre as principais surpresas nos nomeados, podemos destacar logo Capitão Phillips e Filomena nos nomeados para Melhor Filme, visto que se esperaria Llewyn Davis ou Quando Tudo Está Perdido entrasse nessa categoria. Jonah Hill é a principal surpresa nas categorias que pretendem premiar as melhores interpretações do ano, isto porque ainda não tinha conseguido nenhuma nomeação até agora pela sua interpretação em O Lobo de Wall Street.

Depois temos o principal problema dos Óscares: demasiadas categorias. Visto que o número de categorias que visam premiar os filmes a nível técnico é muito elevado (há duas categorias só para o som), isso só aumenta a probabilidade de filmes mais fracos alcançarem as mesmas ou mais nomeações que alguns dos melhores do ano. Nesta edição, filmes como O Mascarilha e Jackass: Bad Santa têm tantas nomeações como Antes da Meia-Noite e A Propósito de Llewyn Davis.

A 86.ª edição dos prémios da Academia realiza-se a 2 de Março e será apresentada por Ellen DeGeneres.

Sem comentários:

Enviar um comentário