sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

47 Ronin - A Grande Batalha Samurai

47 Ronin é a hollywoodanização de uma das mais inspiradoras histórias da humanidade, que conta com uma má realização e péssimas performances dos actores

47 RONIN
de Carl Erik Rinsch
com: Keanu Reeves, Hiroyuki Sanada, Kou
Shibasaki e Rinko Kikuchi
A história dos 47 Ronin é um exemplo do que é a honra e a lealdade dos samurais japoneses. Portanto quem se atreve a transportar esta história para o cinema tem nas mãos uma grande responsabilidade. Desta vez, a tarefa de o fazer recaiu nas mãos do inexperiente realizador Carl Erik Rinsch.

Partindo da história verídica dos 47 samurais que juraram vingar a morte do seu mestre (ronin significa 'samurai sem mestre'), este 47 Ronin - A Grande Batalha Samurai acaba por comercializar em demasia esse pedaço da história japonesa. Juntando feiticeiras que se transformam em dragões, animais gigantes e uma personagem chamada Kai (Keanu Reeves) que tem muito mais protagonismo do que merece, este filme é quase um cuspo na cara dos japoneses.

Carl Erik Rinsch é um total desconhecido no mundo do cinema e não tem nenhuma experiência ou qualidades como realizador. Tirando os últimos 20 minutos do filme, Rinsch conta a história de forma muito maçadora. Percebe-se que ele tem algum talento no que toca a coreografias, como se percebe na batalha final (isso sim vale a pena ver), mas é preciso mais nestes filmes. No entanto, há ainda uns efeitos especiais engraçados durante todo o filme que, ainda que nunca sejam usados em prol da história, sempre tornam as cenas de acção mais interessantes.

Depois há uma enorme trapalhada no argumento. Não há um momento do filme em que eu tivesse ficado realmente interessado nos diálogos das personagens, visto que estes não diziam muito mais que 'amo-te muito mas sou um mestiço' ou 'temos que vingar o nosso mestre'. A juntar a isto temos os maus desempenhos dos actores: Keanu Reeves não é mais que uma cara barbuda a olhar para o nada, Kou Shibasaki parece só saber choramingar, etc.

47 Ronin - A Grande Batalha Samurai é mais uma hollywoodanização sem respeito de uma grande história verídica japonesa. Ponto.

4/10

Sem comentários:

Enviar um comentário